A 55ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB foi histórica! Com início na noite da última quinta-feira (4), quando foi eleita a mesa diretora e aprovado o regimento interno, o evento teve como marco importante a presença dos participantes na audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Ceará na sexta-feira (5), a qual debateu o fortalecimento do BNB e sua importância para a região e o semiárido. Em consonância com o tema foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa do Banco do Nordeste do Brasil (BNB). O vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Edson Ferreira, participou dos eventos.

A Frente foi instituída com a presença de presidentes e representantes de seis Assembleias Legislativas da região – Bahia, Sergipe, Piauí, Paraíba e Maranhão, além do Ceará – e já busca agenda ainda este mês com o ministro-chefe da Casa Civil, para entregar um documento no qual reafirmam e oficializam a importância da continuidade do Banco do Nordeste do Brasil e seu fortalecimento. Esse entendimento é corroborado pela AFBNB ao preconizar que o BNB constitui uma estratégia essencial de Política Econômica e para a promoção do desenvolvimento, sendo este o tema central da 55ª RCR.

Rita Josina, diretora-presidente da AFBNB, que teve assento à mesa, ao usar da palavra, resgatou a luta que a Associação desenvolve desde sua criação em 1986 na reafirmação do BNB enquanto instituição de desenvolvimento. “Nós, enquanto funcionários do Banco do Nordeste do Brasil, um agente de desenvolvimento, vimos gritando, resistindo, batendo de porta em porta e cada vez mais tendo a certeza de que estamos no caminho certo. Estamos encontrando um eco muito positivo nesse movimento”. Rita parabenizou o presidente da Casa, Dep. José Sarto, pela condução dos trabalhos e em especial aos deputados estaduais Romeu Aldigueri, Moisés Brás, Daniel Oliveira e Augusta Brito pelo acolhimento desta bandeira, bem como ao conjunto dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará e das outras casas legislativas por abraçarem a causa.

A Presidente da AFBNB reiterou a missão de todos os segmentos e unidades do Banco: “trabalhar no Banco do Nordeste do Brasil é estar imbuído de uma missão muito ousada de querer melhorar a vida de uma população que está necessitada. É muito preocupante ver o Banco do Nordeste, enquanto o principal instrumento de políticas públicas da região, poder escapar pelas mãos. Isso é muito triste, muito preocupante e é essa preocupação que nos move, que faz com que estejamos sempre atentos, batendo nas portas não com pires na mão, mas mostrando que tratar o Nordeste e o desenvolvimento a partir de uma lógica de melhoria não é algo que não possa ser feito. Basta boa vontade”.

Não é a primeira vez que a RCR ocorre no âmbito do parlamento. Em 2015, quando da realização da 48ª Reunião do Conselho de Representantes, a AFBNB realizou o Seminário “Nordeste, sem ele não há solução para o Brasil”, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília; e em 2017, por ocasião da 52ª RCR, a Associação realizou o seminário “Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional”, também em Brasília no mesmo local. Assim, ao longo de 33 anos a AFBNB atua no sentido de fazer cumprir a sua missão institucional.

A Associação considera como positiva e relevante a audiência no contexto da luta que tem desenvolvido pelo fortalecimento do BNB, dos órgãos regionais e demais órgãos públicos. Assim, enfatiza que continuará na busca de interlocução junto às demais casas legislativas, inclusive Brasília (DF) para pautar as questões pertinentes, sobretudo com destaque para o BNB e o desenvolvimento regional.

Pelo Fortalecimento do BNB!

Em defesa do FNE!

Pela valorização dos trabalhadores!

A AFBNB firme, com resistência e autonomia!

Gestão Unidade e Luta