Está tudo pronto. Os 14 delegados da Bahia e Sergipe, entre eles o vice-presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região - Edson Ferreira Gonçalves, estão só esperando o dia para participar do 25º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), que acontece nesta sexta e sábado, 12 e 13 de julho, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza (CE).

Com o tema “Defender o BNB é defender o Nordeste”, o encontro vai reunir 70 delegados e delegadas de todas as bases de atuação do banco, que atende os 9 estados nordestinos e o norte de Minas Gerais e Espirito Santo.

Nos dois dias, o evento abordará temas como consequências da reforma trabalhista na categoria bancária; análise de proposta de reforma de previdência em debate no Congresso Nacional e, principalmente, dedicará atenção à análise do futuro do BNB, diante das ameaças de privatização ou fusão com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Os trabalhos do Congresso serão desenvolvidos em sessões plenárias, iniciando às 9h, de sábado (12), com uma exposição do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, sobre a reforma da Previdência e a conjuntura nacional, e encerrando-se no domingo (13), às 13h, quando será aprovado o relatório final do encontro.

Confira a programação:

Dia 12/07 – Sexta-feira

08h às 14h - Credenciamento

09h às 10h – Plenária de Abertura com aprovação do regimento  

10h às 12:30h – Debate “ Conjuntura Nacional a cargo de representantes da CUT e CTB

12:30h - Almoço

14:30h às 16:30h – Exposição do DIEESE sobre situação da categoria Bancária no tocante a emprego, salário e benefícios.

16:30h às 18:30h – Exposição sobre Campanha Salarial dos Bancários a cargo da Contraf-Cut.

19:00h - Jantar

Dia 13/07 - Sábado

09:00h – Palestra sobre desafios e perspectivas para o Banco do Nordeste do Brasil no quadro político atual, a cargo do professor da UFPB Paulo Fernando de Moura Bezerra Cavalcanti Filho.

11:00h – Plenária de consolidação e aprovação das propostas.

13:00h – Encerramento com Almoço.