O deputado estadual, Crisostomo Lima (PCdoB), enviou ao governador do estado da Bahia, Rui Costa, a indicação de inclusão de bancários e demais prestadores de serviços das agências bancárias na lista de prioridades de vacinação.

Neste momento, é importante reconhecer que a vacinação da categoria também é uma medida para proteger a população já que os serviços bancários estão entre os serviços essências para população e não foram suspensos em nenhum momento da pandemia. Além disso, agências bancárias de todo país se encontram lotadas por conta do pagamento dos benefícios sociais e auxílio emergencial.

Na última terça (30/3), a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe enviou ofícios ao secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, e a secretária de Saúde de Sergipe, Mércia Simone Feitosa de Souza, solicitando a inclusão dos trabalhadores dos bancos no Plano Nacional de Imunização (PNI) para o Covid-19.

A luta pela vacinação da categoria segue também em outros estados. No Acre, por exemplo, os deputados estaduais, querem, através de uma lei, montar a lista de prioridade de quem receberá a vacina da covid-19.

O autor do projeto de lei, médico e deputado, Jenilson Leite (PCdoB), quer como prioridade as forças de segurança, agentes funerários e pessoal da limpeza pública, professore e outros. O deputado Neném Almeida quer acrescentar os bancários.

Fonte: FEEB BA/SE