A defesa da manutenção da Caixa 100 % pública foi principal deliberação do Encontro Estadual dos Empregados da Caixa, realizado neste sábado (19/5), como parte da 20ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe. Os participantes elencaram também as demandas da campanha e elegeram os delegados para o Conecef.

Os bancários decidiram pela reafirmação da pauta de reivindicações especificas de 2016, a ampliação da luta em defesa do Saúde Caixa e da Funcef, com destaque para a defesa da paridade, da FRB e FAB, formalização do observatório do participante e criação de um grupo de trabalho para solução do contencioso.

Os trabalhadores manifestaram também a discussão da saúde do trabalhador, com ênfase na questão do adoecimento mental, que resultou no aumento dos casos de depressão, síndrome do pânico e de suicídios entre os empregados.

O Encontro discutiu ainda novas formas de organização do movimento para envolver mais trabalhadores nas luta, com a ênfase na organização de base com a mobilização de delegados sindicais nos locais de trabalho, além da readequação dos fóruns nacionais para atender à nova realidade financeira do movimento sindical.