Minuta específica foi entregue na segunda-feira, 11

Os bancários do Bradesco entregaram, nesta segunda-feira (11), a minuta de reivindicações específicas à direção do banco. O documento é resultado do Encontro Nacional dos Bancários do Bradesco, realizado na semana passada, em São Paulo.

O emprego é uma das questões centrais da pauta. Além disso os representantes dos bancários, abordaram ainda o fechamento das agências, já que no último ano, 414 agências foram fechadas.

“Temos enorme preocupação com a questão do emprego! É fundamental para nós compreender como o Banco vai se comportar nesse novo cenário pós-reforma trabalhista. Além disso, é grande o número de fechamento de unidades, o que acaba por reduzir muito os postos de trabalho”, questiona Gilvaneto Almeida, Diretor do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.

Os sindicalistas cobraram que os funcionários, continuem sendo contratados como bancários, pela CLT, e não de qualquer outra maneira permitida pela nova lei trabalhista. O novo diretor de Recursos Humanos informou que até então as contratações têm ocorrido como bancários e que não há nenhuma outra orientação diferente.

Programa Smart
Outro tema debatido foi a implantação do programa Smart, no qual o cliente avalia o contato com o banco por meio de SMS. O banco informou que a ferramenta não veio para punir e sim para apoiar. No caso de Não conformidade (N) só gera impacto no programa de objetivos (POBJ) na segunda vez que acontece. Informou também que a avaliação negativa não impacta no POBJ.

Denúncia
O movimento sindical denunciou ao banco que, na realidade, o Smart está sendo usado para punir e que esta é a sensação dos funcionários e que em alguns locais tem gestor ameaçando demissão e solicitou que o banco reoriente a área comercial.

“O banco confirmou que o bancário não sabe qual cliente deu a não conformidade e que não lhe é dado direito de defesa. O que é muito ruim, pois o bancário pode ter se atrapalhado na hora de informar qual cliente foi contatado. Destacamos a importância dessa questão ser revista”, explicou Juvandia Moreira, presidenta da Contraf.

Ranking
Outra questão que os sindicalistas apontaram foi o ranking das não conformidades, já que a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) proíbe qualquer tipo de exposição dos bancários com ranqueamento. O Banco reafirmou que cumpre a Convenção e que os locais onde estiver ocorrendo devem ser apontados ao RH para que sejam tomadas providências.

Os demais pontos da minuta específica serão debatidos na sequência das negociações. A direção do Bradesco ficou de informar as datas disponíveis para as próximas reuniões.

Da Redação, com Contraf