Uma nova proposta para a Cassi foi encaminhada ao Banco do Brasil (BB) com o objetivo de restabelecer as negociações com o patrocinador. O texto teve como base de cálculos para sustentação financeira e propostas sugeridas na página dos associados da operadora.

A proposta está fundamentada nos seguintes pilares:

a) Manutenção do princípio da solidariedade, sem a criação de novos custos para os associados;

b) Metas para adesão de novos associados ao modelo assistencial definido para a Caixa de Assistência após a reforma estatutária de 1996, de Estratégia de Saúde da Família (ESF), referendado pela Consultoria contratada para fazer o diagnóstico da Cassi;

c) Manter a estrutura de governança da Caixa de Assistência, com as diretorias que cuidam dos serviços assistências sob o comando dos representantes dos associados da Cassi, os donos da autogestão, ou no máximo sendo gerida de forma paritária entre associados e patrocinador;

d) Contribuições extraordinárias dos associados e do patrocinador até 2023, de 1,5% dos associados e ressarcimento do patrocinador correspondente a 2,25%, mantendo a proporção atual do Estututo da Cassi de 60/40 entre patrocinador e associados.

A ausência de representantes do banco na reunião para estabelecer um acordo, foi definida como falta de interesse pelo coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB - Wagner Nascimento. “Precisamos unir todos os esforços para construir uma proposta de equilíbrio financeiro para a Cassi. Se os representantes do BB não estão interessados na sustentabilidade da Cassi, nós, representantes dos associados, estamos e vamos garantir a continuidade de atendimento aos funcionários da ativa e aposentados”, conclui.

Fonte: FEEB BA/SE com CONTRAF