“Conheça quem te representa”. Este é o convite feito pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) no Maio Lilás. O mês é dedicado pela entidade à conscientização da importância das boas práticas sindicais. Durante a campanha, o MPT divulgará conquistas da classe trabalhadora, obtidas pela atuação dos sindicatos.

A campanha, que acontece no mês de comemoração ao dia do trabalho e da luta por direitos, teve início em 2017. O lilás é em referência a trabalhadoras que foram vitimadas por um incêndio enquanto reivindicavam melhores condições de trabalho na Nova York de 1857.

O tema deste ano dará ênfase à luta sindical, como explica o coordenador nacional de Promoção da Liberdade Sindical (Conalis), do MPT, procurador João Hilário. “O foco será nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, tais como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, obtidas pelos sindicatos, que representam toda a categoria, sejam os trabalhadores sindicalizados ou não”, reforça João.

Entre os dados da atuação sindical no Brasil, destaca-se a pesquisa do Departamento Intersindical de Estatísticas e Desenvolvimento Socioeconômico (Dieese) que registrou 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais.

Segundo o titular da entidade, “isso abrangeria, em termos de representação, aproximadamente 46 milhões de trabalhadores”.

Conquiste direitos com união e participação. Conheça quem te representa.

Fonte: FEEB BA/SE