Nesta sexta-feira (20/11), é celebrado o Dia da Consciência Negra. A data, que relembra a história do povo negro mercada de luta e resistência, foi escolhida justamente no dia que marca a morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

Pensando nesse viés, na sexta-feira, a CTB irá comemorar a data através de uma live cultural batizada de Canto ao Almirante, um grito de liberdade. Será uma homenagem a ao marinheiro João Cândido (1889-1969), o “almirante negro” da música de João Bosco e Aldir Blanc, que liderou a revolta da Chibata (1910).

Já os bancários promovem um tuitaço na mesma data, a partir das 12h. Com a hashtag #VidasNegrasImportam, será denunciada a discriminação racial, que pune a população negra, com a violência, a discrimina no mercado de trabalho e em toda a estrutura da sociedade.

Além disso, por conta da pandemia, o grupo Performáticos Quilombo fará uma apresentação online, às 19h, no Youtube. O show reúne diferentes linguagens artísticas, como poesia, teatro, grafitismo e dança, revelando os encantos do afro pop brasileiro.

No Salvador Shopping haverá uma exposição fotográfica, que ficará disponível até o dia 29/11, com algumas imagens alusivas aos “222 anos da Revolta dos Búzios na Bahia”. Na exposição, os visitantes conferem fotos que relatam algumas cenas da Revolta dos Búzios, como: os seus líderes Luiz Gonzaga, João de Deus, Lucas Dantas e Manuel Faustino, a bandeira da Conjuração Baiana e outros.

Fonte: FEEB BA/SE