Os empregados da Caixa na Bahia e Sergipe se reuniram na tarde deste sábado (14/5), para debater a construção de uma pauta específica de reivindicações a ser negociada com a direção da empresa durante a campanha nacional 2022.

O primeiro tema em discussão foi o adoecimento dos empregados do banco. O secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, apresentou um estudo que mostra os números do adoecimento dos empregados de banco, com crescimento de afastamentos devido a transtornos mentais e correlatos no ano passado.

Após os debates, os participantes do Encontro aprovaram a manutenção da pauta de reivindicações de 2020, com acréscimo de algumas propostas, como acabar com a designação de caixa e tesoureiros minuto, exigir um acordo sobre o teletrabalho que garanta o registro de ponto, volta do atendimento presencial nas Gipes nos estados, repúdio ao ranqueamento dos bancários e ao GPD.

O Encontro propôs também a volta do debate sobre a organização do movimento, para discutir como atuar na nova realidade, com grande parte da categoria em home office, além da adoção de cotas de 20% de juventude nos encontros e no Conecef, usando os critérios da OIT, de que jovem trabalhador é quem tem até 35 anos.

Foram eleitas também as delegações dos estados da Bahia e Sergipe para o Conecef, que acontece entre os dias 8 e 10 de junho, em São Paulo.

“O Encontro foi bastante rico, com a participação de representantes de quase todas as bases sindicais da Bahia e Sergipe. Os debates transcorreram em clima de unidade, o que representa um ótimo ponto de partida para a campanha salarial 2022”, ressalto o secretário da Feebbase, Emanoel Souza.

Fonte: FEEB BA/SE