O segundo dia da 24ª Conferência da Bahia e Sergipe no sábado (14/5), começou com o debate sobre conjuntura, que teve como expositor o secretário do Trabalho e Emprego da Bahia, Davidson Magalhães.

Para ele, a instabilidade do cenário internacional tem interferindo na vida do brasileiro, propiciando a ascensão da extrema direita, que resultou na eleição e sustentação do governo Bolsonaro. “A crise que começou nos Estados Unidos em 2008, se espalhou pelo mundo e teve seus reflexos potencializados pela pandemia da caovid-19”.

A covid-19 aumentou a desigualdade social, a fome, a pobreza e a concentração de renda. Ao mesmo tempo, a pandemia possibilitou que os países percebessem a necessidade de produção interna de produtos essenciais, que foi internacionalizada pela globalização do capital.

No Brasil, esta necessidade foi percebida, mas o governo Boslonaro não adotou nenhuma medida para a reindustrialização do país. Ao contrário, continua com a política de desmonte do sistema produtivo, precarização das condições de trabalho e uso do aumento de juros como única política para tentar conter a inflação.

“A eleição de Bolsonaro desestruturou o país de tal forma, que precisaremos de uma geração inteira para tentar reverter. Essa é uma eleição de vida ou morte. A reeleição de Bolsonaro desestruturaria ainda mais o Brasil, com reflexos devastadores, principalmente para os trabalhadores e a população mais pobre. Precisamos ampliar a militância política, tomar as ruas e as redes sociais para derrotar este governo”, acrescentou.

Fonte: FEEB BA/SE