Reestruturação imposta, com fechamento de agências e demissões, causa sobrecarga e desvios de função no BB

Depois do fechamento de 402 agências, transformação de outras 379 em postos avançados de atendimento (PAA) e quase nove mil demissões, as condições de trabalho dos funcionários do Banco do Brasil pioraram muito. Inúmeras denúncias chegam ao Sindicato, de gerentes de PAA que estão atuando como gerentes gerais, sobrecarregados e sem receber salário por isso. Um dos prejudicados afirma que cuida do posto inteiro, que antes era uma agência, das máquinas, ambiente, segurança, atendimento, funcionários, vendas, inadimplência e reclamações de clientes. Tudo isso e com menos funcionários.

Desvio de função

A situação é tão precária que os Gerentes de PAA estão recebendo comunicados como se fossem administradores, convocados para reuniões de gerentes gerais. "Os funcionários que restaram nestas unidades cada vez mais precarizadas estão tendo, como se diz no jargão popular, que bater o escanteio e correr para cabecear. Essa postura é fruto da política nefasta de desmonte dos Bancos Públicos, implementada pelo des-governo ilegítimo de Michel Temer”, protesta Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região e funcionário do Banco do Brasil.

Mais desvios

Essa situação está levando ainda a outros desvios. As metas dos PAA continuam existindo, separadas das metas das agências centralizadoras, e os gerentes gerais ainda querem que os gerentes de PAA façam negócios para a centralizadora.

"Essa cobrança excessiva de metas nos parece manobras do Banco para precarizar e depois acabar fechando esses postos de atendimento. Essa postura penaliza cada vez mais o funcionalismo e a sociedade que acaba ficando sem atendimento”, reclama, Carlos Alberto.

Diante desse quadro, os funcionários temem também o fechamento dos PAA e não terem para onde ir. As carteiras de clientes estão sendo migradas para Escritórios Digitais. 

As entidades sindicais seguem vigilantes e cobrando uma postura de respeito da Diretoria do BB com o seu funcionalismo.

Aquele que se sentir prejudicado deve procurar o Sindicato e fazer as denúncias.

Da Redação com SEEB/SP