O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) assinaram, nesta segunda-feira (25/9), um termo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2016/2018 para regulamentar a criação de centros de realocação e requalificação profissional, conforme previsto na Cláusula 62 da CCT.

Esta era uma pendência que havia ficado da mesa de negociações do ano passado e o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban chegaram a uma redação final na última reunião entre as partes, ocorrida no dia 24 de agosto.

O acordo é um avanço importante neste contexto de reestruturações e aumento do desemprego, pois a criação destes centros vai permitir a realocação de trabalhadores de agências fechadas e daqueles que ocupam funções que estão sendo extintas e não tenham as habilidades necessárias para as novas funções.

As comissões de empregados (COEs e CEEs) agora podem tratar com os respectivos bancos os detalhes dos centros a serem implementados em cada um deles.

O ato das assinaturas foi realizado em São Paulo, às 16h, no Hotel Macksoud Plaza e os bancários da Bahia e Sergipe foram representados pelo vice presidente da Federação, Eduardo Navarro.

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.