Conquista garante incorporação de função no banco

Foi concedida na tarde desta quinta-feira(28)  a tutela antecipada em ação civil pública impretrada contra o Banco do Brasil, para manter o pagamento ou voltar a proceder o pagamento da gratificação/comissão aos empregados que a percebem ou perceberam  por 10 anos ou mais. Foi também concedida a incorporação definitiva da gratificação/comissão recebida por 10 anos ou mais, passando a recebecer tratamento de salário, acompanhando os reajustes previstos nas CCT´s e ACT´s, com todos os reflexos salariais.  

O não cumprimento da decisão por parte do Banco do Brasil pode gerar pena de multa diária de R$1.000,00 (hum mil reais) por empregado. 

A ação foi impetrada pela Contraf juntamente com as Federações de Sindicatos integrantes do Comando Nacional dos Bancários, entre elas a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe.

"Foi uma grande vitória para os trabalhadores do Banco do Brasil, afina a liminar visa reestabelecer o padrão salarial daqueles empregados com mais de 10 anos de função e que foram injustamente descomissionados em função da desorganização institucional do BB através dos seus processos de reestruturação. Vamos continuar buscando medidas cautelares para impedir que as tantas alterações da reforma trabalhista não prejudique ainda mais os bancários", destaca Carlos Alberto Bezerra, presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região e funcionário do Banco do Brasil.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, esta é uma grande vitória para os milhares de funcionários prejudicados pela "Desorganização Institucional" promovida pelo BB, que cortou cargos, reduziu salários e empregos, e piorou consideravelmente o atendimento em todo o país.

Clique aqui e confira no anexo a íntegra da decisão.

Da Redação com Contraf