Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e à sociedade sobre a importância da prevenção e de obter um diagnóstico precoce do câncer de mama. Mais uma vez, o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região apoia essa luta, incentivando todas as ações contra o câncer de mama.

O movimento começou no início da década 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York. Anos após, a iniciativa tomou conta de diversos países do mundo, inclusive o Brasil.

Como forma de chamar a atenção das mulheres para o cuidado com a saúde, na Bahia, pontos turísticos vão ganhar uma iluminação especial na cor rosa. As unidades de saúde também estarão durante todo o mês realizando mamografias, consultas médicas, palestras, cursos, aulas de ginástica e diversas atividades para fortalecer a importância do cuidado da mulher com o seu corpo.

Uma ação inédita também será realizada em parceria com as unidades de alta Complexidade em Oncologia (Unacon de todo o estado): pacientes mastectomizadas (que retiraram a mama) devido ao câncer e que já tiveram findado o ciclo de quimioterapia serão encaminhadas ao Hospital da Mulher para a realização de consultas e, caso haja a recomendação médica, será possível realizar a cirurgia reparadora da mama gratuitamente.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que na Bahia 12.900 novos casos de câncer vão acometer as mulheres em 2017, sendo 2.760 de mama e, destes, 1.000 ocorrerão em Salvador. Quando detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura.

Prevenção

O INCA orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque.

De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Para fazer os exames de rastreamento do câncer de mama não é necessária a solicitação médica. A campanha atende gratuitamente mulheres de 50 a 69 anos, que precisam comparecer aos locais de exame com identidade, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso alguma alteração seja verificada na mamografia, elas serão encaminhadas para exames complementares em unidades de referência e, quando necessário, iniciam o tratamento o quanto antes.

Da Redação com FEEB BA/SE