Relatório da ONG Transparência Internacional, denominado Barômetro Global da Corrupção, considerada a pesquisa de opinião mais importante no mundo sobre comportamentos relacionados à corrupção, divulgado nesta segunda-feira (9), aponta que 78% dos brasileiros acreditam que o nível de corrupção aumentou no país. Somando os índices negativos, 78% afirmaram que o nível de corrupção "aumentou consideravelmente" ou "cresceu muito", na avaliação da ONG com sede em Berlim, cujo trabalho é voltado ao combate da corrupção.

O estudo também conclui que os governos da região falham em atender às demandas da população no combate à corrupção. O levantamento foi realizado em 20 países da América Latina e do Caribe com mais de 22 mil pessoas.

O resultado da pesquisa também mostrou que 83% dos brasileiros acreditam que pessoas comuns podem “fazer a diferença” na luta contra a corrupção e que brasileiro é um dos que mais acredita ser socialmente aceitável denunciar casos de corrupção (Costa Rica 75%, Brasil 74%, Guatemala e Uruguai 71%).

Além disso, o Barômetro Global da Corrupção revela que uma quantidade “expressiva dos entrevistados no Brasil respondeu que denunciaria um ato de corrupção mesmo se tivesse que passar um dia inteiro em um Tribunal” (Brasil 71%; Uruguai 70% e Costa Rica 66%).

Portal CTB