Os bancos continuam demitindo a todo vapor. Segundo  o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED, Entre janeiro e setembro de 2017, os bancos fecharam 16.879 postos de emprego bancário em todo o país. Na Bahia foram 583 vagas fechadas e 108 em Sergipe, no mesmo período.

Em setembro, foi registrado o fechamento de mais 2.419 postos. O expressivo saldo negativo foi resultado de 2.227 admissões e 4.646 desligamentos no mês, muitos desses relacionados ao programa de desligamento voluntário (PDV’s) do Banco Bradesco, divulgado logo após a aprovação da Reforma Trabalhista pelo Senado Federal.

Só a Caixa foi responsável pelo fechamento de 6.789 postos, sendo 3.039 em março e 2.302 em agosto, os dois piores saldos apresentados. Meses, estes, seguintes às divulgações dos PDV’s, também, abertos pela instituição em 2017.

Os programas são parte de uma estratégia do governo de Michel Temer para enfraquecer o papel social da Caixa e favorecer o seu desmonte. 

Nos bancos privados, as demissões acontecem para aumetar os lucros, mesmo que isso comprometa a saúde dos bancários e a qualidade do atendimento à população. 

Fonte: Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe