O dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi marcado por diversas manifestações por todo o mundo. O movimento feminista ocupou as ruas das principais capitais para protestar em defesa da democracia e pelos direitos das mulheres. No Brasil, as reivindicações também foram contra a ameaça aos direitos já conquistados e ao fim do retrocesso, promovido pelo atual governo.

Na Espanha, o movimento sindical convocou trabalhadoras de várias categorias para aderirem a uma paralisação de um dia. A mobilização afetou os serviços de transporte e de comunicação.

Na Coréia do Sul, as trabalhadoras vestiram –se de preto e apoiaram o movimento #metoo (eu também, em inglês), que exige que os homens acusados de abuso sexual sejam penalizados pela justiça.  Em Bangladesh, as mulheres exigiram mais segurança e pelo fim da violência contra a mulher.  

As indianas, italianas e inglesas clamaram por igualdade salarial e pelo fim da desigualdade social.

Marcha das Mulheres

São Paulo

A Marcha das Mulheres, que aconteceu em São Paulo, nesta quinta-feira, teve como tema “Pela Vida das Mulheres, Democracia e Soberania. Temer Sai, Aposentadoria Fica.”  As mulheres se concentraram na Praça Oswaldo Cruz e saíram em caminhada pela Avenida Paulista, palco de manifestações históricas.

Irecê

Promovido pelas entidades sindicais em parceria com a CTB Regional Irecê e movimentos sociais, homens e mulheres levantaram bandeiras em protestos contra as reformas promovidas pelo governo Temer, a retirada de direitos e defesa da igualdade de oportunidades, destacando que neste cenário de retrocessos as mulheres são as mais prejudicadas. A manifestação seguiu em passeata pelas principais ruas da cidade durante toda a manhã desta quinta-feira (8).

Fonte: Da Redação com CONTRAF