Unidade será a marca da Campanha Nacional dos bancários em 2018. É o que defende o Comando Nacional dos Bancários, que se reuniu na tarde desta quinta-feira (26/4), em São Paulo, para dar seguimento aos debates sobre a campanha.

A ideia é construir conferências regionais e estaduais fortes, excelentes encontros específicos por bancos, para realizar uma grande Conferência Nacional, que será o ponto de partida para uma campanha vitoriosa para a categoria.

O Comando orienta que as conferências regionais devem debater a importância da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e da manutenção dos direitos nela assegurados, a defesa das mesa única de negociação, as ações para proibir demissões em massa, a defesa dos bancos públicos, além de mostrar aos trabalhadores a necessidade de votar em candidatos comprometidos com a sua pauta.

Mobilizar a categoria

No encontro, os representantes de sindicatos e federações de todo o país debateram os problemas enfrentados pela categoria, com a implementação da reforma trabalhista e a terceirização no setor bancário. Ressaltaram também a necessidade de defender os bancos públicos, que sofrem com a política de desmonte e os planos de demissões voluntárias.

Os dirigentes discutiram também a importância do movimento sindical se unir para participar das eleições corporativas, que está sendo disputada por grupos reacionários, que estão conseguindo vencer em alguns segmentos.

O ponto central da discussão foi a necessidade de mobilizar a categoria para a campanha. Em sua fala, o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, destacou os esforços da entidade na construção da Conferência Interestadual, ressaltado a necessidade de encantar e envolver os bancários nas lutas pela garantia de direitos e também em defesa da democracia.

O diretor do Sindicato de Sergipe, Everton Castro, também participou da reunião do Comando. 

Fonte: FEEB BA/SE