Está chegando a hora. No próximo sábado e domingo, 19 e 20 de maio, bancários da Bahia e Sergipe se reúnem em Salvador, na 20ª Conferência Interestadual dos Bancários. O evento acontece no hotel Portobello, no bairro de Ondina, e definirá a pauta de reivindicações para a campanha salarial da categoria.

Espaço máximo de debate da campanha, a Conferência terá uma programação repleta de temas de interesse da categoria. Logo na abertura, no sábado (19), acontece um painel sobre “Os desafios políticos e econômicos na contemporaneidade”, que terá como expositores o reitor da Universidade Federal da Bahia, João Salles, e o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.

A tarde começa com a palestra da Supervisora técnica do Dieese Bahia, Ana Georgina Dias, sobre a realidade nacional da categoria bancária. Logo em seguida, acontecem os encontros por bancos, nos quais os funcionários de cada instituição se reúnem para construir uma pauta específica de reivindicações e eleger os delegados para os encontros e congressos nacionais.

A manhã de domingo (20) será totalmente dedicada aos debates sobre a Campanha Nacional dos Bancários. Defesa da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e manutenção de direitos; da Mesa Única de negociações e dos bancos públicos; manutenção das homologações nos sindicatos e da luta contra a terceirização são alguns dos temas que serão discutidos no evento. A categoria definirá também a pauta de reivindicações e a delegação da Bahia e Sergipe para a Conferência Nacional.

 Confira a programação completa do evento:

 20ª Conferência dos Bancários da Bahia e Sergipe

19 de maio - Sábado

8h - Credenciamento

9h - Ato de Abertura

10h - Os desafios políticos e econômicos na contemporaneidade

Palestrantes: João Salles - Reitor da UFBA

Augusto Vasconcelos - Presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia

11h - Debate

12h30 - Almoço

14h - A realidade nacional dos bancários

Exposição: Ana Georgina Dias – Supervisora técnica do Dieese Bahia.

14h40 - Debate

15h30 – Encontro específico por banco

- Encontro Estadual dos Funcionários do Banco do Brasil

- Encontro Estadual dos Empregados da Caixa

- Encontro Estadual dos Bancários da Rede Privada

19h – Encerramento do primeiro dia

20h - Programação Cultural

20 de maio - Domingo

9h - Plenária Final

Campanha Nacional dos Bancários

Expositores: Hermelino Neto – Presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe

Emanoel Souza- Secretário Geral da Federação

12h30 – Encerramento.