Cerca de 100 delegados, empregados da ativa e aposentados do Banco do Nordeste de todas as bases sindicais, estão reunidos no Praiano Hotel em Fortaleza (CE), nesta sexta e sábado (18 e 19/5), para o XXIV Congresso Nacional dos Funcionários do BNB.

A Bahia e Sergipe enviou 13 delegados para debater temas do interesse do funcionalismo e aprovar a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores para a campanha nacional 2018. O Diretor do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Edson Ferreira, está entre os representantes do Estado da Bahia.

Nesta manhã, a mesa de abertura contou com as presenças do secretário geral da CONTRAF, Gustavo Tabatinga, do coordenador da Comissão Nacional dos Funcionários do BNB, Tomaz de Aquino; do representante do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Alexandre Timóteo; da Federação Bahia/Sergipe, Waldenir Brito; da presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Medeiros; do presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo; da representante da CTB, Raphaela Castro; e representante da direção do BNB, o superintendente de RH, Marcos Marineli.

No primeiro debate sobre Conjuntura Nacional, Suzineide Medeiros, presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, destacou que "é hora de unificar o que temos de comum, na prática. Quem quer fazer luta, tem que fazer movimento com unidade, precisamos disso para garantir nossos direitos. Precisamos fortalecer a unidade, a unidade entre nós.”

Os debates da tarde foram sobre "A nova Lei Trabalhista e os impactos na vida dos trabalhadores", com a participação da economista Bárbara Vasques do DIEESE. O Congresso prossegue no sábado, dia 19/5 e será dedicado à Plenária final, com apresentação e aprovação da pauta específica de reivindicações a ser apresentada ao Banco durante a campanha salarial deste ano.

Da Redação com SEEB CE