A semana é decisiva para os bancários. Trabalhadores de todo o país se reúnem a partir desta quinta-feira (7/6), em São Paulo, primeiro para os encontros específicos por bancos e em seguida para a 20ª Conferência Nacional, que será realiza entre sexta e domingo (8 a 10/6), na Quadra do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, na capital paulista.

Os encontros são de extrema importância para categoria, pois irão definir as pautas de reivindicações gerais e específicas em cada empresa. O índice de reajuste, as principais demandas e as estratégias para Campanha Nacional 2018 também serão pauta de discussão e devem ser aprovados no domingo, durante a plenária final da 20ª Conferência Nacional.

A delegação da Bahia e Sergipe já está se preparando para os eventos nacionais. Serão 27 delegados e delegadas participando do 34º Congresso dos Empregados da Caixa, 14 do 29º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil e 14 bancários presentes nos encontros nacionais dos bancos privados – 5 do Bradesco, 5 do Santander e 4 do Itaú.

Representam a Região de Irecê na Conferência e nos Congressos do BB e da Caixa, os dirigentes do Sindicato dos Bancários, Carlos Alberto Bezerra do Banco do Brasil e Talles Wigino Lins, empregado da Caixa em Morro do Chapéu.

A Conferência Nacional contará com a participação de 37 bancários dos dois estados, sendo 34 delegados e delegadas e 3 observadores. Durante o evento, eles defenderão a pauta aprovada pela 20ª Conferência Bahia e Sergipe, realizada nos dias 19 e 20 de maio, em Salvador, e que apontou a manutenção dos direitos e o aumento real de salário com as prioridades para a campanha nacional 2018.

Fonte: FEEB BA/SE