A campanha nacional dos bancários começou bem para os funcionários do Banco do Nordeste do Brasil. Na primeira rodada de negociação, realizada na manhã desta quarta-feira (27/6), em Fortaleza (CE), ficou definido o calendário de negociação para os próximos dois meses e ainda foi a assinado o Acordo Coletivo de Trabalho do Ponto Eletrônico, uma demanda antiga do funcionalismo.

Na mesa, os representantes dos empregados e do BNB definiram que as negociações da pauta especifica começará no dia 12 de julho e seguirá nos dias 26 de julho, 13 e 23 de agosto.

“Nós iremos fazer um grande esforço para assinar um acordo até o dia 31 de agosto, data de validade do atual, caso contrário, vamos propor a assinatura de um documento que garanta sua prorrogação até o final das negociações”, informou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, presente na reunião.

Outro ponto em debate foi a questão da troca da empresa que fornece o vale alimentação dos funcionários, uma vez que a nova fornecedora é pouco conhecida e tem rede credenciada limitada . O banco informou que fez uma licitação para o serviço, que foi vencida pela Privale, que deve começar a operar em 60 dias, conforme decisão judicial. A orientação e de que os bancários mandem sugestão de locais a serem credenciados para a Privale, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Ponto eletrônico

O encontro serviu ainda para assinatura do ACT para regulamentação do ponto eletrônico e controle da jornada de trabalho, que terá vigência de dois anos. Esta é uma conquista importante dos funcionários, que agora serão remunerados de forma justa pelo seu trabalho, principalmente em relação ao pagamento das horas extras.

O BNB foi representado na reunião pelo presidente Romildo Rolin e o diretor de Administração e Recursos Humanos Claudio Freire. Sentaram-se a mesa pelos bancários, a presidente da Contraf Juvania Moreira e o secretário Geral Gustavo Tabatinga; o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, além dos integrantes da Comissão de Empregados do BNB.

Fonte: FEEB BA/SE