A segunda rodada de negociação entre o Banco do Brasil e a Comissão de Empresa dos Funcionários, nesta sexta-feira (13/07), teve um avanço. A direção da instituição definiu o calendário com as datas das próximas rodadas.

A terceira mesa acontece em 23 de julho e serão discutidos os pontos referentes a saúde e condições de trabalho. Dia 26, os temas são emprego, relações sindicais e sociais e, por fim, em 3 de agosto, funcionários e BB tratam sobre cláusulas econômicas.

Não é só isso. A direção da empresa também se comprometeu em manter no acordo específico as cláusulas de benefícios e garantiu que o acordo coletivo de trabalho deste ano será abrangente a todos os funcionários, independentemente de salário. Sobre saúde do trabalhador, escritório digital e teletrabalho, a instituição vai discutir em mesas temáticas, tendo em vista a complexidade dos temas.

Na negociação desta sexta-feira (13/07), Comissão de Empresa e BB trataram os descomissionamento de funcionários de 8 horas com ações na Justiça. Segundo denúncias, os bancários são obrigados a mudar de cargo - para 6 horas - e aceitar redução salarial. Quando não aceitam, são descomissionados. Os casos acontecem na Bahia e no Paraná.

O diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia, Fábio Ledo, cobrou ainda a reabertura das agências explodidas. O BB se aproveita das ocorrências para fechar as unidades definitivamente, como em São Felipe, há mais de um ano sem funcionar. "Essa atitude prejudica moradores, bancários e afeta a economia local", completa. O Banco do Brasil ficou de averiguar a situação.

Fonte: Seeb Bahia