Na noite desta quarta-feira (8), reunidos em Assembleia Geral os bancários de Irecê e Região deliberaram e REJEITARAM por unanimidade a contraproposta da FENABAN apresentada na última negociação do dia 7. A categoria aprovou também a participação nas atividades do Dia do BASTA (10/8), convocado pelas Centrais Sindicais, com mobilizações nas portas das principais agências da cidade.

A proposta rejeitada, cobria apenas a inflação nos salários, PLR, vales e demais verbas econômicas, sem aumento real, na sexta reunião da mesa única de negociação. Também não garantiu que os bancários não serão substituídos por trabalhadores contratados de forma precarizada, a exemplo da terceirização. Os bancos querem alterar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, segundo eles, para garantir segurança jurídica, mas sequer apresentaram a redação das modificações. A próxima rodada de negociação ficou agendada para o dia 17 de agosto (sexta-feira).

"A categoria compreendeu que a proposta é insuficiente, afinal estamos lidando com o setor mais lucrativo do País e para o qual não existe crise. Basta ver os números extratosféricos dos lucros das instituições financeiras no primeiro semestre deste ano. A alta rentabilidade é fruto da extorsão da clientela através dos juros e tarifas escorchantes, e principalmente em função da redução do número de bancários em detrimento do aumento das metas cada vez mais abusivas. Os bancários seguem moblizados e exigem uma proposta decente no dia 17" esclarece Carlos Alberto Bezerra - presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região.