A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe parabeniza o Sindicato dos Bancários de Sergipe pelos seus 81 anos completados nesta terça-feira, 14 de julho.

“É uma grande honra para nós ter o Seeb Sergipe em nossa base. É um sindicato de luta, sério, atuante e comprometido não apenas com a luta da categoria bancária, mas também com as demandas de todo o povo sergipano e brasileiro”, ressaltou Emanoel Souza, presidente da Feebbase.

Em 1934, a data de fundação do sindicato foi escolhida para reverenciar o dia da Revolução Francesa. Nesses 81 anos, a entidade produziu uma rica trajetória rica de luta que consagra o SEEB/SE com um dos mais fortes e consolidados sindicatos do Estado de Sergipe. Na atual gestão, a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira, afirma que o Sindicato está determinado a fortalecer ainda mais os mecanismos de aproximação com a categoria.

"Mesmo com toda a cultura do estímulo à competição por parte dos banqueiros, vamos preservar a unidade dos bancários e bancárias de Sergipe em defesa dos nossos direitos rumo à Campanha Salarial 2015/2016", destaca a presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira. .

Na década de 30, o mês de julho foi marcante para a história da luta dos bancários e bancárias. Foi no sétimo mês do nosso calendário que aconteceu a primeira greve nacional dos bancários; a criação do extinto Instituto de Aposentadoria dos Bancários (IAPB) e o nascimento do próprio Sindicato dos Bancários de Sergipe (SEEB/SE).

Instituto de aposentadoria

No mesmo ano e mês em que o SEEB/SE completa 81anos, o Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Bancários (IAPB) completaria este ano exatos 81 anos de existência. Esses fatos históricos na vida sindical bancária não são coincidências. Em julho de 1934, uma das conquistas da primeira greve nacional dos bancários, o IAPB foi instituído no dia 9 e cinco dias depois foi fundado o SEEB/SE, dia 14. O instituto foi extinto em 1967, com a criação do Instituto Nacional de Previdência Nacional (INPS). A intensa história dessa década de lutas é rememorada pelo comunista, bancário e baiano Euclides Fagundes Neves, na obra "Bancos, bancários e movimento sindical", editada pela Anita Garibaldi em 1998 e pelo historiador da Universidade Federal de Sergipe, Fábio Maza.

Fonte: Seeb Sergipe com Feebbase.