Suicídio permanece como um tabu na maioria das sociedades no mundo, mas vem crescendo assustadoramente entre a juventude. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa tira a própria vida a cada 40 segundos, com cerca de 800 mil suicidas anuais no planeta.

A OMS divulgou dados de algo que já é classificado como um problema de saúde pública mundial, o suicídio. Segundo o levantamento, 1 milhão de casos são registrados por ano, o que dá em média, 1 a cada 40 segundos. No Brasil, o suicídio é a terceira causa de morte na faixa etária de 15 a 29 anos, ficando atrás dos índices de mortes violentas (1º lugar) e acidentes de trânsito (2º lugar).

Com o aumento das ocorrências, o Centro de Valorização à Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), trouxeram ao país, em 2014, a campanha Setembro Amarelo.

“O principal objetivo do Setembro Amarelo é a conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e em todo o mundo”, diz texto sobre a campanha.

Na Bahia, a Secretaria de Educação do Estado lançará um projeto de formação psicossocial para os professores, por entender que os docentes precisam detectar os sinais de risco e saber o que fazer quando um aluno precisar de ajuda. Para a porta voz do CVV na Bahia, Josiana Rocha, o silêncio é perigoso. “Muitos ligam e dizem que não tem a quem recorrer, não podem desabafar por causa dos julgamentos, que sofrem em silêncio”. Ainda segundo Josiana, o serviço é muito solicitado. “Funcionamos 24h por dia, com ligações e chamadas pelo chat de pessoas de todas as idades. O telefone não para”. Em julho deste ano a ligações para o CVV passaram a ser gratuitas para todo o país através no número 188.

Fonte: FEEB BA/SE com CTB