Os bancos continuam desrespeitando os clientes. A Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) autuou oito agências bancárias do Bradesco, Itaú e Santander em Salvador, nos dez primeiros dias de dezembro, pelo descumprimento da "Lei dos 15 minutos" (Lei nº 5.978/2001), que limita, em 15 minutos o tempo máximo de espera para atendimento nos bancos.

As autuações tiveram como base denúncias realizadas através do aplicativo de celular "Procon BA Mobile", mas também podem ser feitas através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou presencialmente na sede do Procon-BA, localizada no Centro de Salvador. Na ação, o consumidor deve apresentar a sua senha de atendimento da agência em questão, carimbadas pelo caixa, a fim de comprovar o tempo no qual ele permaneceu na fila.

A demora no atendimento é consequência da política de redução do quadro de funcionários pelos bancos, que preferem investir nos serviços digitais, no quais o próprio cliente realiza as operações. Ao mesmo tempo, cobram altas tarifas pelo serviço, aumento exponencialmente os seus lucros.

Fonte: FEEB BA/SE