No fim da tarde de segunda-feira (6/5), o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto,recebeu a placa comemorativa dos 50 Anos da Feebbase. A propositura foi apresentada pelo deputado Luciano Pimentel (PSB) na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). “A Defesa dos Bancos Públicos” também foi tema da solenidade que levou a Aracaju as principais lideranças nacionais da categoria bancária.

Entre os presentes, a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, Rita Serrano; o presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), Jair Pedro Ferreira; o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia (SEEB/BA), Augusto Sérgio Vasconcelos, e a presidente da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), Rita Josina Feitosa da Silva.

A sessão foi prestigiada, concorrida e suprapartidária. De Sergipe, além de bancários e bancárias estavam personalidades, lideranças sindicais de outras categorias (auditores fiscais, radialistas e servidores públicos) e deputados como João Daniel _PT (federal) e Iran Barbosa - PT (estadual), Américo de Deus- Rede (vereador) e o representante do Dieese, Luís Moura.

Hermelino Neto recebeu a placa simbólica das mãos do deputado Luciano Pimentel e da presidenta do SEEB/SE, Ivânia Pereira. O SEEB/Se é filiado e um das seis entidades sindicais fundadoras da Federação. Atualmente, a Federação é filiada à Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e conta com 13 entidades filiadas, sendo 12 (doze) na Bahia e 1 (uma) em Sergipe.

Em nome de presidentes e lideranças dos sindicatos da categoria bancária do Estado da Bahia (também presentes no evento), Hermelino agradeceu a honraria e contou com orgulho a longa trajetória de resistência da entidade. Augusto Vasconcelos, Jair Ferreira, Rita Josino e Rita Serrano também renderam homenagem aos 50 anos da FEEB/SE.

Hermelino contou na sessão a história e o vigor dos 50 anos da FEEBBASE: “a nossa entidade foi fundada em assembleia realizada no dia 16 de novembro de 1968, no auditório do Sindicato dos Conferentes e Condutores de Cargas e Descargas do Porto de Ilhéus - Bahia. Participaram da fundação representantes dos Sindicato dos Bancários da Bahia, Sindicato dos Bancários de Sergipe, Sindicato dos Bancários de Ilhéus, Sindicato dos Bancários de Itabuna, Sindicato dos Bancários de Feira de Santana e Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista”

Fonte: FEEB BA/SE