Neste 28 de agosto (quarta-feira), DIA DO BANCÁRIO, o Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, celebrará a data histórica que marca as lutas da categoria bancária, promovendo um ato em frente à Caixa Ecônomica Federal de Irecê, com mobilização e protestos.

O evento será realizado às 08:30h e contará com a animação musical do DJ Alex Maia, além da tradicional distribuição do bolo.

História

Foi no dia 28 de agosto, em 1951, que os bancários decidiram cruzar os braços para reivindicar um reajuste salarial 40%. Os bancos queriam dar apenas 20%.

Os índices oficiais do governo na época apontavam um aumento de 15,4% no custo de vida. Os bancários refizeram os cálculos e o próprio governo teve que rever seus índices, que saltou para impressionantes 30,7%. Depois de 69 dias de paralisação, os bancários conquistaram 31% de reajuste. Foi a maior greve da história da categoria. O dia 28 de agosto passou a ser considerado como o Dia do Bancário.

Importância da CCT 2018/2020

A Convenção Coletiva de Trabalho é uma conquista da categoria, válida em todo o país. Além de assegurar que o sábado é um dia útil não trabalhado, ela também garante para este ano o reajuste salarial e de todas cláusulas econômicas com reposição da inflação (INPC) e aumento real de 1% para toda a categoria, inclusive para aqueles considerados como hipersuficientes. Em reunião de negociação ocorrida na terça-feira (20), a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) garantiu o cumprimento de todos os termos acordados na CCT da categoria.

O parcelamento do adiantamento de férias em três vezes, a pedido dos empregados; estabilidade pré-aposentadoria; licença maternidade de seis meses; licença paternidade de 20 dias; intervalo de almoço de 30 minutos para quem tem jornada de 6 horas e tiver de fazer hora extra; e a realização do 3º Censo da Diversidade são algumas das conquistas da CCT assinada em 2018 e válida até 2020.

Outros direitos garantidos pela CCT

  • PLR integral para bancárias em licença-maternidade, ou adotantes, e para os afastados por doença ou acidente;
  • Gratificação de função, que prevê 55% de comissionamento;
  • Proibição da divulgação de ranking individual;
  • Salário substituto;
  • Vale-transporte com 4% de desconto sobre o salário base;
  • Prazo de 30 dias para os bancários apresentarem recibo para reembolso do auxílio-creche;
  • Adicional de insalubridade e periculosidade.