Está difícil se manter bem diante de tanta pressão nos bancos. Nem mesmo o estado de saúde tem sido um fator de respeito nas agências. Pelo contrário. No Itaú, basta estar doente para começar a pressão por adesão ao PDV (Plano de Demissão Voluntária).

Os funcionários que desenvolveram doenças relacionadas ao trabalho denunciam o banco por atitudes abusivas e desrespeitosas. Segundo os bancários, o fato de estar doente é uma desculpa para "descartá-los". Mesmo com lucro de R$ 13,87 bilhões no primeiro semestre, o Itaú, maior banco privado do país, reduz o quadro de pessoal consideravelmente.

A irresponsabilidade parte também dos médicos, que ao invés de avaliarem o quadro clínico do trabalhador, nas consultas médicas insistem na adesão ao plano. O setor de RH (Recursos Humanos) intensifica os abusos, fazendo ligações para os afastados lembrando que são elegíveis ao PDV.

O Sindicato dos Bancários da Bahia verifica as ocorrências na base e apura se há pressão por parte dos gestores para forçar a adesão. Também realiza visitas nas agências, para ouvir os bancários e apurar as denúncias.

Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia