O Bradesco, segundo maior banco privado do país, anunciou um lucro de R$ 6,5 bilhões no 3º trimestre de 2019, com uma alta de 19,6% em relação ao mesmo período de 2019. O resultado dos ganhos com juros, crescimento das receitas de prestação de serviços e da contribuição das operações de seguros, previdência e capitalização.

No acumulado dos primeiros nove meses do ano, os lucros somam R$ 19,2 bilhões. O que é fantástico para qualquer outro setor da economia, exceto para os bancos.

Apesar dos lucros bilionários, o Bradesco achou pouco e anunciou a meta de fechar 450 agências até 2020, sendo 150 em 2019 e 300 no ano que vem. O motivo alegado pelo banco é corte de despesas. Com isso, milhares de bancários serão demitidos e milhões de clientes serão prejudicados, pois terão que migrar para outra unidade, que nem sempre será próxima de sua residência ou trabalho.

Na prática, o corte de empregos já começou, pois cerca de 3 mil funcionários já aderiram ao programa de demissão voluntária aberto pelo banco. O Bradesco também já havia fechado 50 agências até setembro.

Fonte: FEEB BA/SE