O Comando Nacional dos Bancários retomará, na terça-feira (10), as negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) sobre o aditivo que visa impedir a aplicação para a categoria bancária da Medida Provisória (MP) 905/2019. A reunião será realizada em São Paulo.

Na última reunião, ficaram acertados vários pontos que garantiam a manutenção da jornada de segunda a sexta-feira, nos mesmos horários atuais e que as negociações sobre a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) continuariam sendo realizadas com os sindicatos, restou apenas fechar a redação sobre os termos acordados.

MP 905/2019

Editada pelo governo Bolsonaro no dia 11 de novembro, a Medida Provisória 905/2019 institui o programa Verde Amarelo, que teoricamente incentiva a criação de empregos para os mais jovens. Mas, como já virou costume, o governo inseriu no texto também a alteração de vários pontos da legislação trabalhista, retirando direitos de diversas categorias.

Em relação aos bancários, a MP aumenta a jornada de 30 para 44 horas semanais, permite a abertura das agências aos sábados e autoriza a negociação da Participação dos Lucros e Resultados diretamente entre patrão e empregado, sem a intermediação dos sindicatos.

Desde a sua edição, o Comando Nacional tem se posicionado contra a medida que tem o claro objetivo de favorecer os bancos, enfraquecer os sindicatos e prejudicar os bancários.

Fonte: CONTRAF com FEEB BA/SE