O Conselho dos Presidentes dos sindicatos filiados à Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reuniu por videoconferência nesta segunda-feira (04/05), para debater as propostas de acordos específicos no Santander, BV e Itaú, além da situação das filas na Caixa Econômica Federal.

O Conselho definiu orientar a aprovação da renovação do acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho da categoria para os funcionários do Santander e também as propostas com regras para férias e banco de horas no BV e Itaú.

Foi apresentado também um modelo de votação eletrônica para que os sindicatos interessados possam utilizar nas assembleias para analisar os acordos, que devem acontecer até 14 de maio.

Defesa da Caixa

O Conselho aprovou ainda a divulgação de uma nota pública em defesa da Caixa e dos seus funcionários nos principais meios de comunicação da Bahia e Sergipe.

“Fizemos um grande debate sobre a situação na Caixa e os ataques que a instituição e seus empregados estão sofrendo. Precisamos esclarecer à população sobre a responsabilidade do governo na questão das filas. Não dá para a Caixa assumir sozinha a tarefa de atender toda a população que precisa dos programas sociais, principalmente, depois de passar por um processo de esvaziamento e enxugamento do quadro de funcionários. É preciso que o governo assuma a sua responsabilidade, que envolva os outros bancos, em especial, os bancos privados, que precisam dar sua contribuição ao país neste momento”, enfatizou o presidente da Feebbase, Hermelino Neto.