Ao ser questionado sobre a situação dos novos trabalhadores sem o Saúde Caixa em pronunciamento, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães zombou dos novos empregados ao dizer que “nem ele tem plano de saúde pela Caixa”.

O presidente do banco achou razoável comparar a sua situação com a de trabalhadores que ganham um salário muito inferior e vem sofrendo com o descaso do banco, como já denunciamos anteriormente. Muitos inclusive já foram contaminados pelo Covid 19, provavelmente enquanto trabalhavam, e tiveram que arcar com os custos hospitalares.

Veja aqui 

“Eu também não tenho plano de saúde pela Caixa, ninguém que entrou nos últimos anos tem. Nós não podemos revisar agora porque a contratação do plano de saúde passa pela Sest (Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais) e precisa de uma conversa com o Ministério da Economia”, justificou.

Na semana em que o Brasil completa mais de 169 mil casos por coronavírus, essa é a única resposta que o presidente do maior banco público do país tem para os trabalhadores.

Além disso, Pedro Guimarães voltou a citar a “reparação histórica” com a contratação dos mais de dois mil trabalhadores PCD’s no ano passado, quando na verdade a Caixa foi condenada a se adequar à Lei de Cotas, em ação do Ministério Público em que a Fenae é assistente. A realidade é que o banco não se preparou para receber e não oferece as condições mínimas de acessibilidade para esses trabalhadores.

As entidades representativas da categoria, enviaram no dia 22/4, ofício endereçado a Pedro Guimarães, reivindicando que excepcionalmente, por 120 dias, os empregados admitidos a partir de 01/09/2018 sejam incluídos do Saúde Caixa e possam ter direito ao plano de Saúde dos trabalhadores da Caixa durante a fase mais crítica da pandemia do coronavírus no Brasil.

Fonte: FENAE