Frustrante. Assim foi a reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Fenaban, realizada nesta quinta-feira (13/8), por videoconferência, para discutir igualdade de oportunidades. A expectativa era que a Fenaban apresentasse os dados do 3º Censo da Diversidade, realizado no segundo semestre de 2019, mas não foi isso que aconteceu.

“Eles apresentaram apenas duas planilhas, com dados fechados, que não identificavam nada da questão racial, nem da questão de gênero, nem da diversidade como todo da categoria. Não fizeram também relação comparativa com os dados do Censo anterior ou com a remuneração. Percebemos que a Fenaban decidiu que seria dessa forma”, avaliou a presidenta do Sindicato de Sergipe, Ivânia Pereira, que representou a Federação da Bahia e Sergipe na reunião.

Após cobrança insistente do Comando, os banco pediram um tempo para conversar e retornaram com a proposta de fazer uma nova reunião sobre igualdade, onde apresentarão todas os dados do 3º Censo.

Esta foi uma conquista do Comando, que reivindicou ainda a incorporação à Convenção Coletiva de Trabalho, do acordo aditivo sobre a prevenção à violência doméstica contra a mulher bancária, assinado em março.

Os representantes dos bancários solicitaram também que a Fenaban agilize a apresentação de propostas à pauta de reivindicações da categoria, para que a campanha salarial possa se encaminhar para seu encerramento.

O Comando e a Fenaban voltam a se reunir nesta sexta-feira, a partir das 16h, para negociar as cláusulas sociais da CCT.