Os representantes da categoria assinaram nesta sexta-feira (4), o Acordo Coletivo de Trabalho dos funcionários do Banco do Brasil. Com isso, a Campanha Nacional dos Bancários 2020 chega ao fim e todos os direitos dos funcionários do BB estão garantidos pelos próximos dois anos.

A renovação do ACT, com validade de dois anos (primeiro de setembro de 2020 a 31 de agosto de 2022), garante a manutenção de todos os direitos clausulados, além de reajuste de 1,5% e abono de R$ 2 mil em 2020, mais ganho real de 0,5% (acima da inflação) em 2021 sobre todas as verbas de natureza salarial.

O ACT garantiu a integralidade do programa próprio de PLR, a manutenção de três ciclos avaliatórios do Programa de Gestão de Desempenho (GDP), além da instalação das mesas paritárias de discussões específicas sobre: funcionários de bancos incorporados, saúde e segurança bancária, e mesa escritório digital e teletrabalho.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, a assinatura fecha um ciclo, mas a luta da categoria vai continuar. “É preciso respeito com os trabalhadores do grupo de risco e com aqueles que coabitam com pessoas deste grupo. Existem alguns bancos tentando impor o retorno destes trabalhadores, isso é muito sério e perigoso”.

Neto lembrou também do momento de crise que o país atravessa. “Entramos e saímos da campanha nacional dos bancários nessa situação. Com uma crise sanitária violenta, que já ultrapassa mais de 125 mil mortes, a economia em situação preocupante, o desemprego e a miséria se agravando, uma crise ambiental muito séria e uma crise política, na qual o Brasil acaba se isolando do resto do mundo. A categoria bancária não está imune a esta crise e precisa se envolver na luta em defesa da democracia e da soberania nacional”, ressaltou.

Fonte: FEEB BA/SE com CONTRAF