A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe completou 52 anos na última segunda-feira. Fundada em 16 de novembro de 1968, a entidade se consolidou ao longo dos anos como trincheira de luta pelos direitos dos bancários dos dois estados.

É a Feebbase que representa a categoria nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) durante a campanha salarial e em todas demandas coletivas que se façam necessárias. A entidade também se destaca como pólo de organização das lutas sindicais mais amplas da classe trabalhadora como a defesa da aposentadoria e dos direitos trabalhistas.

Nas lutas específicas, aglutina as demandas dos 13 sindicatos de bancários filiados: Bahia, Camaçari, Extremo Sul da Bahia, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Oeste da Bahia, Sergipe e Vitória da Conquista.

Para se preparar para o futuro, a Federação realizará o seu 15º Congresso no dia 12 de dezembro. Devido à pandemia do coranavírus, o evento será realizado de forma virtual por sistema de videoconferência.