O Comando Nacional dos Bancários se reuniu, por videoconferência, na tarde desta quarta-feira (25/11), para retomar o debate sobre as demandas da categoria. PIX, desmonte da Caixa, demissões e acordos sobre teletrabalho no Banco do Brasil e Itaú foram os principais temas em discutidos no encontro.

Os dirigentes sindicais debateram o processo de desmonte da Caixa , as ações do presidente Pedro Guimarães e a tentativa de privatizar a empresa, que demonstrou ser ainda mais essencial para o país durante a pandemia do coronavírus, quando atendeu mais de 70 milhões de brasileiros para pagamento do Auxílio Emergencial e outros programas do governo federal.

Foram discutidas também as propostas de acordo sobre o teletrabalho. No BB, a orientação é pela aprovação do acordo. Já no caso do Itaú, cada sindicato deve tomar sua decisão sobre a proposta.

O Comando definiu ainda que vai debater a questão das demissões, principalmente no Santander, Bradesco e Itaú, na mesa de negociação com cada banco.

Para o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, a reunião de hoje foi muito importante, pois marca a retomada dos debates internos no Comando. “Esse debate sobre defesa do emprego e dos bancos públicos é ainda mais oportuno neste momento de ataques, em que o país tem um governo com pauta reacionária, de aprofundamento do caos“, ressaltou.

Fonte: FEEB BA/SE