O presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, e o presidente do Sindicato da Bahia, Augusto Vasconcelos, estiveram na Secretaria de Segurança Pública da Bahia nesta terça-feira (26/1), para debater o enfrentamento aos assaltos, explosões e arrombamentos nas agências bancárias do estado. A situação tem preocupado trabalhadores e clientes.

Durante o encontro, foi realizado um balanço dos últimos anos, além de serem apresentadas medidas que podem aperfeiçoar a segurança dos bancos. No entendimento das entidades sindicais, é necessária uma convergência de esforços das entidades financeiras e do poder público para coibir a ação dos criminosos, que cresce a cada dia.

O subsecretário da Segurança Pública, Delegado Hélio Jorge da Paixão, apontou as iniciativas que a secretaria tem realizado, além das medidas mais eficazes para combater a ação dos bandidos. O subsecretário também se comprometeu em realizar uma aproximação institucional, para que haja uma conjugação de esforços para enfrentar esta realidade.

A segurança é uma pauta muito importante para os bancários. A insegurança nas agências gera preocupação e medo. As explosões também assustam, pois as unidades ficam se funcionar por um tempo, o que gera um grande transtorno para a população.

As entidades vão continuar trabalhando para envolver o Poder Público na discussão e pretendem aprofundar o debate em novos encontros, inclusive com o secretário de Segurança Pública.

Com informações do Sindicato dos Bancários da Bahia.