Os funcionários do Banco do Brasil de todo o país, realizaram manifestações e paralisações nesta sexta-feira (29/1), para protestar contra o plano de reestruturação anunciado pela direção da empresa, que prevê o fechamento de agências e a demissão de 5 mil bancários.

Na base do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, houve grande adesão dos bancários ao movimento, com a paralisação das atividades de praticamente todos os caixas.

Agenda de luta

O Dia de Luta é parte de uma série de atividades contra a reestruturação do Banco do Brasil. O plano anunciado em 11 de janeiro prevê mudanças em 870 pontos de atendimento por meio do fechamento de agências, postos de atendimento e escritórios e a conversão de 243 agências em postos. Também estão previstas a transformação de oito postos de atendimento em agências, de 145 unidades de negócios em Lojas BB, além da relocalização e 85 unidades de negócios e a criação de 28 unidades de negócios.

Com o objetivo de desligar 5 mil bancários, o PDV prevê duas modalidades de desligamento: o Programa de Adequação de Quadros (PAQ), para o que a direção do banco considera excessos nas unidades; e o Programa de Desligamento Extraordinário (PDE), para todos os funcionários do BB que atenderem aos pré-requisitos.

O banco também quer fazer mudanças no atual modelo e remuneração dos caixas executivos, que deixariam de ter a gratificação permanente a passariam a ter uma gratificação proporcional apenas aos dias de atuação, se houver.

Da redação com informes da FEEB BA/SE