Em plenária virtual realizada na noite desta quinta-feira (12/2), funcionários do Banco do Brasil da Bahia e Sergipe decidiram intensificar a luta contra a reestruturação que visa o desmonte do banco público. O encontro debateu também as atividades definidas pelo Comando Nacional dos Bancários e a Comissão Executiva dos Empregados (CEEBB).

O calendário prevê a organização de manifestações nos municípios em que as agências vão fechar; a realização de uma nova plenária no dia 18, além de protestos no dia 19 de fevereiro, com retardamento da abertura das agências. No mesmo dia, o Comando e a CEEBB se reúnem para definir os novos passos do movimento.

Iniciada logo após o anuncio do plano de reestruturação, no dia 11 de janeiro, a mobilização dos funcionários tem crescido e obrigou a direção do BB a negociar com os representantes dos bancários. Infelizmente, a proposta apresentada não trazia avanços e os trabalhadores decidiram permanecer com o estado de greve, que foi aprovado pela ampla maioria das assembleias realizadas pelos sindicatos no dia 4 de fevereiro.

Para o representante da Federação da Bahia e Sergipe na CEEBB e diretor do Sindicato da Bahia Fábio Ledo, o movimento tem sido muito positivo e está crescendo. “Nós fizemos duas grandes paralisações nos dias 29 de janeiro e 10 de fevereiro, com grande participação dos bancários e o envolvimento também da sociedade, que tem entendido a luta dos bancários, principalmente, nos locais em que a agência vai fechar”.

Ledo ressalta também que é preciso aumentar ainda mais a mobilização para barrar a reestruturação, que é na verdade, um desmonte do banco para facilitar a privatização.

Fonte: FEEB BA/SE