Após cobranças das entidades representantivas dos trabalhadores, a direção do banco anunciou que os valores da antecipação do pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), foram creditados na quinta-feira (18).

Segundo informou o banco, serão creditados 50% do complemento da PLR para os empregados que possuem desconto de Pensão Alimentìcia e 70% para os demais empregados, em virtude da dedução do Imposte de Rende e Contribuições Negociais.

De acordo com o ofício enviado ao banco, o pagamento da PLR é uma forma de reconhecimento do esforço redobrado dos trabalhadores com o pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios. Mais da metade da população brasileira, cerca de 100 milhões de pessoas, passaram pela Caixa em busca dos auxílios.

Em comunicado interno, o banco informou que "os valores que serão creditados nesta noite correspondem 50% do complemento da PLR para os empregados que possuem desconto de Pensão Alimentícia e 70% para os demais empregados, em virtude, também, da deduçao de Imposto de Renda e das Contribuições Negociais. Os acertos devidos ocorrerão na folha de março 2021."

"De estranho é o presidente da Caixa não falar nada na live que falou do balanço. Só soltaram uma matéria na intranet no decorrer da tarde. E já recebemos denúncias de contestação de valores mas até pra nos posicionarmos sobre isso estamos aguardando a divulgação dos contracheques", falou a coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara Proscholdt.

Na quinta-feira (18), foi divulgado o balanço 2020 da Caixa. O banco apresentou lucro líquido de R$ 13,169 bilhões.

Conforme o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), o banco público teria até o dia 31 de março para efetuar o pagamento.

Fonte: FENAE