A gestão bolsonarista continua trazendo prejuízos para os empregados dos bancos públicos. Na última quinta-feira (15/9), a direção do Banco do Brasil enviou mensagem informando que as funcionárias e funcionários que estão em home office, e não pertencem ao grupo de risco, poderão retornar ao trabalho presencial de forma opcional a partir desta segunda-feira, 20 de setembro, mesmo aqueles que ainda não se vacinaram ou completaram as duas doses do imunizante.

O comunicado causa preocupação nas entidades representativas dos bancários, pois a pandemia ainda não acabou e o coronavírus continua circulando de forma livre na população, inclusive com novas variantes que são ainda mais letais.

Muitos trabalhadores se sentirão pressionados a voltar ao trabalho, ainda que isso coloque em risco sua saúde e de sua família. O resultado será o aumento da contaminação da categoria com a covid-19. Isso, sem nenhuma razão que justifique a necessidade de retorno ao presencial neste momento.

Para as organizações sindicais, o anúncio do BB foi motivado pela visão ideológica do governo Bolsonaro que, em setembro do ano passado, revogou uma portaria do Ministério da Saúde que incluía a Covid-19 na lista de doenças relacionadas ao trabalho.

Fonte: FEEB BA/SE