O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos se reuniram na manhã desta quarta-feira (3/8), para dar seguimento às negociações para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria. No encontro, o Comando reafirmou a reivindicação de reajuste salarial com a reposição da inflação mais 5% de ganho real e também a correção das cláusulas econômicas.

Os bancários colocaram na mesa de debate também, temas como a valorização do salário de ingresso, implementação do Planos de Cargos e Salários (PCS), um abono de férias, parcelamento dos valores recebidos no adiantamento das férias em 10 vezes, implementação da 13ª sexta refeição, auxílio creche/babá de um salário mínimo e auxílio transferência.

Desde 2017, as despesas dos bancos com pessoal caíram 15% em termos reais. A remuneração média da categoria caiu 2% em termos reais desde 2014 o que, somada à redução do emprego, levou a uma redução na massa salarial do setor de 20% desde 2014. Se considerado um período maior, desde 2004, quando a categoria passou a obter ganhos reais nos salários, a remuneração média dos bancários cresceu 12%. No mesmo período, o lucro dos bancos aumentou 222%.

No encontro desta quarta, os representantes dos bancários denunciaram a alta lucratividade e rentabilidade dos bancos. “Os bancos sempre alegam que a rentabilidade deles está muito distante de outras empresas. Na reunião de hoje, o Dieese fez um comparativo com empresas que estão no mesmo patamar, mostrando que os bancos estão em primeiro lugar em rentabilidade. O patrimônio líquido dos bancos em 2019 chegou a R$ 759 bilhões. Em segundo lugar veio o setor de petróleo e gás, com R$ 444 bilhões. Portanto os bancos não podem reclamar de absolutamente nada”, ressaltou o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto.

Depois da exposição do Comando, os bancos fizeram ponderações e apresentaram dados em relação ao exposto, mas não apresentaram respostas para os temas abordados.

Negociações

Na reunião desta quarta-feira foram tratadas todas as cláusulas econômicas da minuta, exceto as sobre a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e sobre a remuneração variável, que estarão na pauta da próxima reunião, que será realizada na segunda-feira (8).

Acesse a íntegra da minuta de reivindicações