Sempre em busca de subsídios para garantir os interesses dos bancários, o Comando Nacional lançou nesta quarta-feira (7/7) uma pesquisa sobre as sequelas da Covid-19 na categoria, que será desenvolvida em parceria com a Universidade de Campinas (Unicamp).

O questionário será online e deve ser respondido por bancários que já acometidos pela doença, que descreverão sintomas e outros efeitos que tenham permanecido após a cura. O objetivo é saber como a covid-19 afeta a categoria, para poder negociar formas de adequação das condições de trabalho com os bancos.

A pesquisa a ser feita pela Unicamp visa mapear a saúde do trabalhador e vai dar elementos para pensar a política de saúde para a categoria e a população. O bancário que responderá o questionário terá a segurança de que informações pessoais serão preservadas. Somente dados totalizados é que serão divulgados. Basicamente serão levantados sintomas tanto na fase mais branda da doença como na mais rigorosa.

Os dados mostram que a covid-19 pode deixar muitas sequelas. Mesmo nos casos leves, houve registro de sequelas cognitivas, cardíacas, renais. Isso está sendo estudado no mundo todo e vai impactar nas políticas públicas, na sociedade.

Para o presidente da Federação dos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe, Hermelino Neto, que integra o Comando Nacional, a pesquisa é mais uma batalha a ser travada pela categoria contra a pandemia. “A gente tem que continuar e a nossa luta desde o ano passado foi justamente para garantir a vida, proteger a categoria bancária. Fizemos esse movimento e não medimos esforços para isso”, disse.

A pesquisa é muito importante, por isso todos os bancários que tiveram covid-19 devem responder ao questionário. Essa será a melhor forma de evitar que garantir a proteção e o tratamento adequado para todos.