Com o mote “O que queremos do futuro é emprego, saúde e um Brasil melhor”, os bancários do Bradesco realizam, nesta terça-feira (3), seu encontro nacional. A ideia é refletir sobre a situação a que são submetidos os funcionários do banco neste momento de crise sanitária, com o banco demitindo trabalhadores e fechando agências em plena pandemia.

A diretora do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Auta Alves, participa do evento, representando a categoria da base.

Pela manhã, a análise de conjuntura foi feita por Juvandia Moreira, presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, que abriu o Encontro Nacional dos Trabalhadores do Bradesco, realizado em formato virtual. “Nós temos que discutir o Brasil que a gente quer, para pensar numa solução para este mundo que está tão doente. É importante falar do geral, para depois falarmos do específico. Olhando o geral para saber como vamos atuar por banco”, salientou Juvandia, que também é funcionária do Bradesco.

A segunda mesa do encontro trouxe como temática a Saúde do Trabalhador. “O tema de saúde sempre foi muito importante para o movimento sindical bancário. Com a pandemia, ganhou ainda mais importância”, afirmou o palestrante Mauro Salles, secretário de Saúde do Trabalhador da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro.

Após o intervaldo, segue a programação do dia:

11h – Segurança Bancária/ unidade de Negócio Elias Jordão, coordenador do Coletivo de Segurança Bancária da CONTRAF

12h – almoço

13h30 – Balanço do banco

14h20 – Teletrabalho – Magaly Fagundes, coordenadora da COE Bradesco

15h – Apresentação proposta dos encontros estaduais/regional

17h – Encerramento

Fonte: CONTRAF