O 8º Encontro da Juventude Bancária foi um sucesso. Jovens de diversos cantos da Bahia e Sergipe responderam ao chamado dos sindicatos e se reuniram para debater os problemas que atingem a categoria e as formas de atuação do movimento sindical.
Foram 67 participantes, 42 homens e 25 mulheres, das bases dos sindicatos da Bahia, Feira de Santana, Irecê, Jequié, Itabuna, Ilhéus, Vitória da Conquista e Sergipe.
Logo na abertura de evento, os presidentes do Sindicato de Feira, Eritan Machado, e do Sindicato de Jequié, Fabiano Miranda, falaram da alegria de participar da 8ª edição do Encontro, que foi o primeiro contato deles com o movimento sindical. Destacaram também a importância do que aprenderam no evento para a atuação em seus sindicatos.
A diretora da Juventude da Federação da Bahia e Sergipe, Lara Fabiene, também reforçou o aprendizado conseguido no evento. “Eu achei muito proveitoso. Além do aprendizado, do amadurecimento, eu vi a realidade das pessoas, das agências, dos diferentes bancos, de diferentes métodos de cobrança, de coisas diferentes no meio. É muito bom também conhecer as pessoas de vários locais, de várias cidades”, disse.
O evento foi encerrado com os debates em grupos, onde os participantes puderam destacar as coisas mais relevantes discutidas durante todo dia, além de apontarem sugestões de como atrair mais jovens para o movimento sindical.
Para o presidente da Federação, Hermelino Neto, o diferencial desse evento foram as belas exposições dos palestrantes, que falaram a mesma linguagem da categoria. “Mas o que me surpreendeu, foi o interesse, a atenção que o pessoal teve em todos os debates realizados. Em todos os debates, as pessoas estavam atentas. Apesar do cansaço, a gente sabe que é cansativo isso, mas o debate da parte da manhã prendeu as pessoas. O debate da parte da tarde, apesar de as pessoas estarem mais cansadas, mas também prendeu a atenção. E as contribuições que elas deram no encontro por grupo, na divisão por grupo, foram muito boas. Portanto, acho que esse foi um dos melhores eventos que a Federação já realizou. Então, foi tudo extremamente positivo. Então, nós saímos daqui felizes na realização desse evento”.