A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) está mobilizando os sindicatos de todo o país para o seu 5º Congresso Nacional, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto. Com o tema “Esperançar o Brasil pela vida, democracia, soberania e direitos”, o evento ocorrerá no formato híbrido e contará com a participação de cerca de três mil filiados, sendo que presencialmente, será permitida a participação de apenas 30 pessoas.

O 5º Congresso acontece em meio a um ambiente de grave crise sanitária, econômica, política e de sucessivos ataques contra a classe trabalhadora. “Nosso congresso ocorre em meio a mais grave crise já vivida no Brasil. A política de restauração neoliberal inaugurada pelo golpe de Estado de 2016 e radicalizada pelo governo neofascista de Jair Bolsonaro agravou ainda mais a situação”, afirmou o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo.

Ele destaca que a conjuntura “impõe a formação de uma ampla frente social e política para deter a crise sanitária, intensificar a campanha Fora Bolsonaro, afastar o genocida do Palácio do Planalto, mudar a política econômica e promover a recuperação da economia e do emprego”.

Dirigentes da Federação e dos sindicatos da Bahia e Sergipe vão participar do Congresso Nacional da CTB, levando as contribuições da categoria para o debate sobre a construção de uma projeto de desenvolvimento para o país.

Fonte: FEEB BA/SE