O Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) se reuniram na última quinta-feira (22/11), em São Paulo, para definir o calendário de negociação nas mesas temáticas de saúde, segurança, igualdade de oportunidades, prevenção de conflitos e relações sindicais no primeiro semestre de 2019.

O primeiro debate acontece no dia 12 de março, com a mesa sobre igualdade de oportunidades. No dia 27, será a vez de discutir as questões de saúde, tema de extrema importância para a categoria.

A reunião da mesa sobre segurança bancária será no dia 24 de abril. O primeiro encontro sobre relações sindicais ficou pré-agendado para o mês de julho, enquanto o início dos trabalhos da mesa sobre prevenção de conflitos será definido no dia 27 de março, no encontro sobre saúde.

A mesa temática de Igualdade de oportunidades discute demandas importantes para a categoria sobre a mulher, negros, pessoas com deficiência e questões relacionadas à população LGBT. A mesa temática de segurança discute dispositivos para aumentar a segurança dos bancários nos seus locais de trabalho. A mesa temática que aborda Saúde e Condições de Trabalho estuda casos de bancários que sofram com sobrecarga de trabalho, potencializada com o corte de empregos; cobrança abusiva por metas; assédio moral e outros fatores nocivos à saúde presentes em agências e departamentos. Já a mesa temática da prevenção busca criar políticas de aprimoramento e fortalecimento do instrumento de combate ao assédio moral, estabelecimento de políticas de prevenção, considerando a natureza do instrumento, que trata da prevenção de conflitos nos ambientes de trabalho.

Confira o calendário de negociações:

12 de março - Igualdade de oportunidades.

27 de março – Saúde.

24 de abril – Segurança.

Julho – Relações sindicais

A data da mesa temática da prevenção de conflitos será definida durante o encontro sobre saúde.

Fonte: FEEB BA/SE