A terceirização nos bancos e a precarização dos direitos trabalhistas foram temas centrais de uma Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (15) pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no auditório do Edifício Senador Jutahy Magalhães, em Salvador.

A iniciativa foi proposta pelo deputado estadual Bobô Tavares (PCdoB), a partir de solicitação da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe e do Sindicato dos Bancários da Bahia.


Presente ao encontro, o presidente do Sindicato dos Bancários de Irecê e Região, Carlos Alberto, afirmou que o objetivo da audiência é denunciar o fechamento de agências, a terceirização e a precarização do trabalho nos bancos privados. Segundo ele, instituições como Santander, Bradesco e Itaú têm comprometido os direitos dos trabalhadores e a qualidade do serviço oferecido à população.

Em Irecê, a situação também preocupa: nos últimos dois anos, 10 agências foram fechadas.
“Muitos bancários perdem o emprego, a clientela tem que se deslocar dezenas de quilômetros em busca de atendimento em outras cidades, mas os bancos não se importam. O que vale é a busca por lucros cada vez maiores. Essa prática é inadmissível e precisa de uma solução urgente”, destacou Carlos Alberto.